Quantcast
Channel: Guia de Compras no Exterior [GCE] » viagem
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Eurotrip – Portugal #2: Dicas de Viagem

$
0
0

Eu prometo, eu faço. Vamos a segunda parte à respeito do belo país que é Portugal, agora com dicas pros viajantes. Foge da idéia do site, mas não deixa de ser útil. Com dicas simples dá pra economizar uma graninha pra gastar com coisas mais importantes. Como falei, não quero montar roteiros, quero passar dicas apenas. Roteiros? Google it e tem aos montes por aí (eu fiz isso!).

Falando em roteiro, é importante… Tenha em mente (no meu caso eu levei no iPhone, mas indico imprimir…) uma idéia do que fazer. Simplesmente chegar e sair fazendo as coisas faz você perder tempo e dinheiro… Mas vamos às dicas!

Lisboa, Belém, Cascais, Cintra, Fátima, Porto e Vila Nova de Gaia. Ufa!

Chegou em Portugal? AeroBus! Custa ¢3 (se não me falha a memória) e te deixa bem no centrão de Lisboa. Taxi lá não é caro, mas certamente essa é a opção mais barata pra sair do Aeroporto pra cidade.

Sightseen, esse é o nome! Pra quem não conhece, um ônibus com uma rota circular, que você pode pegar e sair N vezes quanto quiser num período X de tempo, em lugares pré-determinados (pontos de ônibus ou, em bom português lusitano, paragens), nos pontos turísticos das cidades. Toda a Europa tem esses ônibus e valem a pena. Pagamos ¢15 por 24 horas de acesso em Lisboa. Você ainda ganha um fone de ouvido pra sair ouvindo a explicação sobre os lugares. Para pra tirar foto, pega o ônibus de novo e que venha o próximo ponto turístico… Indicado! Turismo em Portugal, como da pra ver, é relativamente barato.

Não pense em deixar de visitar:

  • Bairro Alto à noite – área boêmia. Eu gosto muito! Lembra a Lapa no Rio de Janeiro ou a Vila Madalena em São Paulo.
  • Alfama – bairro famoso e badalado da cidade. Cheio de ruelas e com umas vistas muito bonitas do Tejo. Parar pra comer nos bistrôs, tomar um vinho comendo bolinho de bacalhau… Desça, vá andando, passe na praça do comércio, curta a vista. Compensa…
  • Belém (ok, já é outra cidade mas dá no mesmo) – pegue um trem na Praça do Comércio e vá visitar o Mosteiro dos Jerónimos e o Monumento ao Descobrimento. Vale a pena subir, a vista é fantástica! Na hora de ir embora, NEM PENSE em não comer um Pastél de Belém. É a melhor lembrança gastronômica (tá, junto com as pizzas da Itália…) que tenho da viagem. Eta treco gostoso!
  • Parque das Nações – área mais nova da cidade, com prédios imponentes e modernos em contraste com a famosa torre de Belém. Ainda vale um passeio no teleférico na beira do Rio Tejo. Não deixem de visitar o Oceanário de Lisboa e se curte ciências o Pavilhão do Conhecimento.
  • Caminhar perdido pela cidade – é seguro em qualquer horário e o clima é relativamente bom (apesar de fazer frio). Mas êta cidade bonita!

Como já havia comentado, alugamos um carro. Saiu por R$500 e uns quebrados o preço final, alugado na Aviz por 2 dias. Era um Citroën C3 completo 1.0. Valeu a pena demais. A gasolina gira em torno de ¢1.45 o litro. Mesma porcaria do Brasil. Com ele fizemos em um dia:

  • Cintra – Castelos fantásticos. Vale muito a pena o passeio. Se organize pra chegar cedo e visitar tudo o que puder. Não perca o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.
  • Cascais – Sem dúvida a cidade mais bonita (em termos de beleza urbana, tipo lugar de filme entende…) que visitamos. Uma cidade à beira mar com um ar de interior, limpa, pouco movimentada. Um sonho de lugar! Nos apaixonamos por essa cidade.
  • Cabo da Roca – Fica perto de Cintra, num distrito da cidade. É o ponto mais ocidental do continente e conta com uma das mais belas vistas que tivemos contato. Leve câmera fotográfica e casaco, venta MUITO.

No outro dia com o carro, fizemos a viagem até Porto (OPorto, já expliquei). Pra ir pra lá se pega a A1 Norte e, afundando o acelerador, em 3h você está lá. Paramos em Fátima no caminho pra minha namorada conhecer (ela é católica). Mas estava tão frio e chovendo tanto que, sinceramente, eu queria jogar uma bomba lá. A cidade é bonitinha mas tirando o santuário, nada demais pra ver.

Porto é bizarramente lindo. Não parece com nada. Ruas íngremes com prédios altos, coloridos e centenários no centro histórico. Uma área com prédios novos e modernos. Sem contar com o Estádio do Dragão, estádio de futebol absurdamente fantástico do FC Porto. Isso tudo com muito vinho do Porto, que lá é muito barato (já disse que prefiro o normal, mas nada contra experimentar…rs).

Como só rodei de carro, minhas dicas se resumem a essas que passei. O metro atende poucas áreas da cidade, não sei se compensa. Há trens urbanos, talvez sejam uma boa opção. Eu confesso que queria ter passado mais tempo lá. Minha próxima visita levará isso em conta…

De quebra, indo em Porto, você conhece Vila Nova de Gaia (são duas cidades coladas, separadas pelo Rio Douro e algumas pontes) que é linda também. Tirando o vento eterno que sopra gelado, o tempo todo, nada a reclamar. Queríamos ter feito um passeio de barco, mas o frio e tempo ruim não colaboraram. Ficou pra próxima.

Enfim, to com sono. Se eu lembrar de mais eu atualizo. Algo a acrescentar? Não deixe de nos escrever.

No próximo post: FreeShop em Portugal e compras em Madrid!

Relacionados:

  1. Eurotrip – Portugal #1: Compras em Lisboa e Porto
  2. Dicas de Compras em Viagens ao Exterior: Série de Posts

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images